Resultados sustentáveis são comprovados pela AzuleEnergy em Cabinda
O Projecto Integrado de Cabinda (PIC) recebe entre 6 e 11 de Novembro a visita de monitoria e constatação dos representantes da AzuleEnergy, financiadores do plano de trabalho coordenado pela VIS Angola e implementado pela World Vision na província.
Os resultados positivos obtidos até o momento marcaram toda a agenda, prevista para acompanhar colheitas em escolas de campo, obras de revitalização de escolas e pontos de água, visitas a cooperativas, distribuição de merenda escolar, e provocaram sorrisos de satisfação por todos os lados: tanto entre os beneficiários quanto entre as equipas da VIS, WVA e da AzuleEnergy.
Os visitantes foram convidados a participarem da animada colheita de beringela da Escola de Campo em Buco Zau, e ficaram impressionados com a qualidade da produção, resultado de um solo fértil combinado com a execução das correctas práticas agrícolas que foram partilhadas pelos técnicos do projecto nos últimos meses.
"É muito gratificante vermos que os agricultores estão a ter uma produção de alta qualidade depois do início das actividades do PIC. O trabalho dos técnicos tem sido excelente", destacou Giuseppe Anania, representante da Azule Energy.
Ao todo, foram identificadas 54 escolas de campo na província, das quais 31 já recebem as intervenções dos técnicos agrónomos do PIC, beneficiando 541 pessoas, entre homens e mulheres formados no processo de transição da agricultura de subsistência à uma produção voltada para o mercado e sustentabilidade das famílias.
O desenvolvimento das comunidades dos quatro municípios de da província está acelerado com a implementação do PIC. Cabinda, Buco Zau, Cacongo e Belize têm beneficiado de acções que promovem a melhoria da qualidade de vida das famílias mais vulneráveis, diminuído a insegurança alimentar e os índices de pobreza multidimensional que afectam a região.
Todas as actividades do Projecto Integrado de Cabinda vêm a beneficiar directamente:
- 700 jovens adultos e jovens que recebem aulas de alfabetização e alfabetização;
- 3.000 beneficiários directos do acesso à água através da instalação de sistemas de água multiusos e criação de comités de água e saneamento;
-
70.000 crianças com menos de 5 anos rastreadas em nutrição;
- 5.000 crianças incluídas no programa de nutrição escolar;
- 4.500 entre pequenos agricultores, membros da associação local e cooperativas